Olymp Trade: O quê, por quê e como negociar com o MACD

Grupo Olymptrade Brasil
5 min readSep 3, 2020

--

O Convergência/Divergência das médias móveis (ou MACD) é um indicador usado na análise técnica. Usada para detectar tendências emergentes, esta ferramenta é considerada uma das mais apreciadas pelos traders. Vejamos o que é este indicador, por que ele é usado e como lucrar com ele.

O que é o MACD?

O Convergência/Divergência das médias móveis é um oscilador que ajuda os traders a perceberem as tendências emergentes. Identificar tendências é uma das principais habilidades de um trader de sucesso. Esta ferramenta é capaz de produzir alguns resultados espetaculares, porém, assim como qualquer outra ferramenta, deve ser usada corretamente. Ela não é 100% precisa e nenhum indicador é.

O MACD é uma combinação de duas linhas e um histograma: uma média de movimento lento (verde) e uma média de movimento rápido (laranja). A diferença entre as duas linhas é exibida pelas barras azuis provenientes da linha do meio. É daí que o indicador obtém seu nome de ‘convergência’ e ‘divergência’.

A linha mais lenta (verde) é calculada tirando a média da maior alta e da menor baixa dos vinte e seis períodos anteriores, somada à média dos doze períodos de tempo mais recentes, dividida por dois.

Enquanto a linha mais rápida (laranja) é calculada pela média da maior alta e da menor baixa dos nove períodos anteriores.

O histograma (azul) passando pelo meio do gráfico e espalhando-se pela linha central (branca) representa a diferença entre as linhas laranja e verde.

Como usar o MACD?

O MACD é um oscilador complexo que pode ser útil de duas maneiras.

O primeiro e mais confiável sinal é observar as duas médias móveis se cruzarem. Quando a linha laranja de movimento mais rápido cruza para cima da linha verde mais lenta, isso sinaliza uma provável tendência de alta. Por outro lado, quando a linha laranja cruza para baixo da verde, uma tendência de baixa é provável.

Em segundo lugar, observe a linha mais rápida (laranja) cruzando a linha central (branca). Quando a linha mais rápida sobe acima da linha central, a tendência provavelmente é de alta. Por outro lado, o oposto é verdadeiro quando a laranja desce abaixo da branca. Esse é um sinal menos preciso do que o acima, mas ainda é bom ficar de olho.

A terceira maneira é monitorando a divergência quando a linha mais rápida (verde) se move em oposição às cotações. Quando um ativo forma uma baixa menor enquanto a linha verde (MACD) atinge uma baixa maior, forma-se uma divergência de alta. Se um ativo atinge uma alta maior e a linha verde (MACD) atinge uma alta menor, uma divergência de baixa é criada.

Para capitalizar com o método final, é necessário prática para usar a técnica corretamente. O treinamento necessário pode ser adquirido com uma conta demo, para você ser capaz de compreender as nuances de como melhor usar este método avançado.

Como configurar o MACD?

Adicionar o gráfico de MACD abaixo do gráfico de ativos na Olymp Trade é simples. Na parte inferior do gráfico de preços, à esquerda, existem três botões com símbolos. Clique no botão do meio com o símbolo de transferidor, ‘Ferramentas’, para abrir a lista de indicadores e osciladores.

A lista de ferramentas será aberta à esquerda, perto da parte inferior, mas no topo da seção ‘Oscilador’, você encontrará o MACD. Clique no nome e o gráfico aparecerá abaixo do gráfico de preços do ativo.

As cores e os períodos são predefinidos para:

A linha mais lenta (verde) é calculada tomando a média dos vinte e seis períodos anteriores e dos doze períodos de tempo mais recentes.

A linha mais rápida (laranja) é calculada pela média dos nove períodos anteriores.

Os pontos e as cores dessas linhas podem ser alterados. Dedique algum tempo para entender como esses ajustes ajudam ou atrapalham na precisão dos sinais.

O histograma (azul) passando pelo meio pode mudar de cor, mas como é a diferença entre as duas outras linhas, ele não pode ser ajustado por conta própria. No entanto, alterar os períodos para uma ou ambas as linhas afeta o histograma.

Negociando com MACD

Faça negociações mais bem informadas com o MACD. Ao observar o oscilador e simplesmente focar nas linhas verde e laranja que se cruzam, você verá como a tendência muda.

Para traders de forex, o cruzamento das linhas geralmente representa um bom momento para abrir ou fechar uma negociação, pois representa simultaneamente o início e o fim de uma tendência.

Olhando para o gráfico acima, se um trader que abriu uma negociação de alta quando a linha verde cruza acima da laranja às 22:00 no dia 9 de junho e a fechou quando as linhas se cruzaram novamente, ele sairia com lucro.

Um trader negociação em Fixed Time poderia capitalizar a mesma tendência abrindo negociações com base na tendência à medida que o cruzamento acontece. Porém, poderia ser mais prudente parar de fazer essas negociações conforme a linha MACD (verde) perde momentum. No gráfico acima, vemos que a linha MACD tem duas quedas no momentum antes de cruzar de volta abaixo da linha laranja. À medida que a tendência se enfraquece, ela é menos benéfica para Fixed Time Trades.

Conclusão

O MACD não é perfeito, e assim como qualquer outro indicador, pode fornecer sinais falsos, mas com bastante prática, você pode minimizar os riscos. Esta ferramenta pode ajudar a levar suas negociações ao próximo nível. Comece a praticar e veja como ele pode te ajudar a obter mais lucros.

Experimente o MACD hoje!

--

--

Grupo Olymptrade Brasil
Grupo Olymptrade Brasil

Written by Grupo Olymptrade Brasil

Comunidade do grupo do Facebook Olymptrade Brasil.

Responses (4)